Em todos nós, um poema


Foto: Rotimi Fani-Kayode (Nigéria/Inglaterra)
Half Opened Eyes Twins, 1989.

Poema do amor a todos nós, em todos nós, um poema
Poema des-continentado
Poema pra não deixar o navio partir
Poema pra tentar não te perder em mim
Poema para dizer que não foi em vão

Meus olhos não são azuis
Olhando para você meus olhos desenham em mim a beleza do preto,
Do castanho,
do cinza...

Nossos rostos? Traços ancestrais
Que sacodem os nossos cabelos sobem mais que descem
E quando descem apontam um cacho, mil cachos de complexidades,
encaixe,
Seus cachos encaixados nos meus até o infortúnio de um triste
desencaixe,

E quando se juntam, se emaranham, se embaraçam,
Já viu poesia maior que um encontro virar dread?
Acho que o nosso caso tava dado a ser assim, bem dread,
bem difícil de alisar,
ou bem resistente eu diria.
E quando se vê já não se sabe onde se deu a primeira conexão ou o último embaraço.

Não sei em que trança se perdeu ou começou nossa raiz, eu e você, eu sem você, que seja livre!
Tipo rasta de bixa preta quando bate cabelo,
é o poder que nos espera,
eu com ou sem você,
você com ou sem eu,
porque somos o que nós somos,
então com quem de nós estiver,
eu estarei feliz em Ubuntu...
eu estarei feliz em Ubuntu... (Eu repetirei...)

O meu cabelo já é tão mais livre desde quando te conheci, talvez você tenha começado a me ensinar na sua língua afroafetiva, afrocentrada, até em outras línguas... black is power, black is beautiful.


Meu coração, quando abraçado com o seu, ressonava o ritmo dos nossos...

...ainda ressoa só
Que com você
Fez uma linda festa
OLODUM

Desencaminho
Descaminho nas encruzilhadas que escolhemos escolher
Ainda sinto o teu cheiro de Atlântico...
Negro
Admiro seu diaspórico caminhar
Daqui...
De longe
E tão perto,
Arrastado
Capturado
Explorado
Expropriado
Nenhum navio ousaria fazer eu me esquecer de você.


No seu abraço eu me sentia um des-continente inteiro
Já não era mais abraço de Mãe (Mama África) tampouco de suas filhas (do estupro colonial)
Era colo e coração
Em diáspora

Sem saber onde
Em alto-mar
Em continente
Navio
Nada
Em diáspora

Era colo e coração
Em diáspora

Por: VHfro ✊🏿



Foto: Larissa Souza (Pará-Brasil)





(E no final eu diria que seus olhos também não são azuis, mas eu não o quis fazer)