Ògan Luiz Alves

Exu é senhor dos caminhos, senhor das encruzilhadas, mestre da comunicação entre o mundo dos vivos e o dos mortos (pra alguns e pra mim, atualmente, Aruanda). É tão bom que é Orixá e é nome de falange de Umbanda também, um tanto dessa linha vem de Aruanda para ajudar a acolher e curar tanta dor e sofrimento do nosso povo daqui. Exu é vida, todo ele! Inclusive acompanha os prazeres da vida. Quando se perde essa força, se perde a vontade de continuar a caminhada, aí você recebe uns sacodes, porque se tem um povo que  teve que aprender a seguir o caminho, de todo modo, esse povo foi o povo preto e as suas mitologias, espiritualidades não deveriam ser incoerentes com a história de sua luta, de sua resistência. O povo de Axé segue resiliente e resistente. Caminhos abertos, apresentados nas encruzilhadas por Exu, mas escolhidos por nós mesmos, somos livres e responsáveis pelas nossas escolhas. Sabe que teve uma época que eu tinha medo de Exu? Quando eu cresci faziam pensar que era o demônio, coisa ruim ou energia negativa ou sei lá o quê. Desdemonizar Exu é se lavar de racismos. Hoje em dia não saio de casa ou de qualquer lugar sem pedir que me acompanhe(m), que cuide dos meus caminhos, Laroyê!

Por: VH <3

Ps: Saudações aqui ao Maluco Sonhador, grande artista estimulador e inspirador de outrxs artistas! Chegando aqui pra colar com vocês, é noix, abrindo caminhos com Exu e em breve vem poesias e mais coisas! Saravá!