Eu entendi porque você catava as pedras perto dos rios
Porque você amava as conchas, que eram búzios na verdade
Entendi um pouco na verdade, ou só senti, porque não tem como entender a magia
Senti seu cheiro de alfazema que era o meu também, afinal você não ia de lugar a outro sem pedir a proteção dos seus axés
Todo dia de manhã e de noite tinha um café pro preto velho
Nosso lar era bem mágico,
O seu/nosso segredo mais escancarado é que nós era fio dos orixás.

Aquelas madeiras talhadas, com dois pretos velhos, xilogravurados que eu perguntava se era meu avô e vc dizia que sim, hoje eu sei que não era o vô Zé Geraldo, mas era meu vô e seu também haha ou seu pai!
E porque eu não precisava ter medo porque a Tia Maria tava protegendo a gente, a Tia Maria tinha uma história de mulher preta, igual a sua, dolorosa e linda, forte e linda, triste e linda, resistente e linda, tudo que não cabe, hoje eu sei que eu não preciso ter medo, que você vai me proteger também.
Sinto saudade do seu colo.
Agora eu entendo bem mais ou menos, porque as tuas lágrimas temperavam um prato frio de comida no jantar.
Você é uma das maiores mulheres que conheci.
Aí depois de muito tempo eu descobri mais.
Você é das maiores mulheres pretas que tive a honra de ser abarcado e imerso no afeto inesgotável que você não deve ter tido tanto assim mas inventou só para cuidar de mim!

Mama África, Mama Brasilis, Mãe Minas Gerais, Mãe Aquariana, Mãe mundo todo.
Acho que devo ainda escrever um continente sobre vc, mas não alcanço nem a costa, nem o mar, pra ver que você é oceano.

Por: VHFRO